Conselho que dá medo.

sábado, 26 de setembro de 2015




Hoje em dia as pessoas passam muito tempo fora de casa ,  por conta do trabalho ou do trânsito e  até mesmo de ter que estudar a noite . E  não vêem  a hora de partilhar  com quem estiver em casa ou na roda de amigos  as aventuras  ou  desventuras que tiveram  ao longo do dia.
Quando o desabafo não se dá pelas redes sociais...
."Se sentindo injustiçada" e ai vai um monte de  blá blá  na  rede social.
Mas isso é antigo ,pois na própria Bíblia encontramos um exemplo sobre alguém que levava para casa seus desgostos ,e após seguir conselhos ruins,teve um final pior ainda.

Então saiu Hamã naquele dia alegre e de bom ânimo; porém, vendo Mardoqueu à porta do rei, e que ele não se levantara nem se movera diante dele, então Hamã se encheu de furor contra Mardoqueu.
Hamã, porém, se refreou, e foi para sua casa; e enviou, e mandou vir os seus amigos, e Zeres, sua mulher.
Ester 5:9,10



Todos tinham que reverenciar a Hamã ,pois depois do rei ele era o de mais alta proeminência no palacio .Mas Mardoqueu não o fez.Isso deixou Hamã  furioso ,e mesmo tendo tanto destaque não bastou para tranquiliza-lo.Foi para casa contar a sua esposa e amigos o que tinha acontecido.

E contou-lhes Hamã a glória das suas riquezas, a multidão de seus filhos, e tudo em que o rei o tinha engrandecido, e como o tinha exaltado sobre os príncipes e servos do rei.
Disse mais Hamã: Tampouco a rainha Ester a ninguém fez vir com o rei ao banquete que tinha preparado, senão a mim; e também para amanhã estou convidado por ela juntamente com o rei.
Porém tudo isto não me satisfaz, enquanto eu vir o judeu Mardoqueu assentado à porta do rei.
Então lhe disseram Zeres, sua mulher, e todos os seus amigos: Faça-se uma forca de cinqüenta côvados de altura, e amanhã dize ao rei que nela seja enforcado Mardoqueu; e então entra alegre com o rei ao banquete. E este conselho bem pareceu a Hamã, que mandou fazer a forca.

Ester 5:11-14

Ele tinha todos os motivos para estar bem,mas a presença de Mardoqueu o incomodava,tudo só seria perfeito se ele removesse aquele obstaculo.
Ele não conseguia refletir ,pois disse que todas as conquistas  não satisfaziam se a situação não fosse resolvida.
Então a mulher  deu a ele um  conselho de fazer uma forca para  Mardoqueu.
Ai aconteceu o que acontece quando a pessoa tomada por qualquer tipo de sentimento,incapaz de pensar de forma clara, resolveu aceitar o conselho de quem não entendia  nada do assunto.
No caso dele ,  a mulher olhou uma forma de  aplacar o ódio do marido e não de faze-lo pensar que ele depois do rei é quem tinha maior prestigio.
É o que acontece com todo mundo que resolve ouvir um conselho que alimente ainda mais a raiva,a tristeza,a desconfiança.Assim ele próprio foi enforcado naquela forca.
Pois Mardoqueu tinha a mão de Deus a seu favor.
Muitas são as pessoas que se sentem incomodadas com algo, coisas que tiram totalmente a satisfação  pelo que já foi conquistado  e que deve se mantido também com  boas atitudes.
Trazem para casa assuntos do escritório,da empresa , da sociedade e expõem  para seus amigos e familiares, e  todo mundo pode dar um conselho .
E querem ajudar arrumando um plano para resolver o acontecido e conclusão:
" a pessoa que se enreda por tais conselhos é que acaba mal."
Muitas pessoas Cristãs são assim, quando encontram algo que lhes tira  a satisfação que ela diz ter com a palavra de Deus, a pessoa  deixa de lado a obediência da palavra de Deus e segue por seu próprio caminho.
A palavra de Deus é o remédio para toda inquietude e bússola que não falha para apontar a direção.

Enforcaram, pois, a Hamã na forca, que ele tinha preparado para Mardoqueu.
Ester 7:10








5 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Pois é! Por esse motivo é que temos quer ter como base sempre os conselhos da palavra de Deus. Deus abençoe a todos.

Pr. José

Irene andrade disse...

Sim , a palavra de Deus é um verdadeiro ensinamento e pronta para separar as emoções do que deve ser realmente mantido no pensamento.Obrigado por comentar.

Unknown disse...

muito bacana dona Irene, as vezes buscamos conselhos nas pessoas erradas pessoas que seus conselhos são tomados por vinganças ,conselhos q ao invés de ajudar so prejudicam . por isso
temos sempre buscar direção em Deus para que ele nos guie a sempre tomar atitudes certas.

Irene andrade disse...

Oi Pamela que bacana que passou aqui no blog,é consselho ruim tem de sobra.E para evitar o mal fugimos até dos conselhos que o nosso próprio coração nos dá.Visite sempre o blog e obrigada por comentar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...