Adolescência e fé



No dia que quase fui reprovada!!!


Hoje em dia a maioria dos adolescentes ficam estressados porque tem provas e trabalhos.Para o adolescente do Tfteen não é diferente.Tem provas e trabalhos como qualquer um.Como todo adolescente a gente sempre se pergunta para que serve todas as matérias que estudamos na escola.Mas eu amava ir a Igreja,amava estar em tudo na igreja.Mas estudar ,nem tanto.Fiquei pendurada na nota,não vigiei e quando me dei por conta tinha que tirar dez em Química.Você que é adolescente pode imaginar o meu desespero.Como vou dizer para minha mãe.Ela vai me deixar de castigo.O pr vai me chamar atenção.Todos os terrores me passaram no pensamento.Mas me senti culpada,como pedir para Deus me ajudar ?Se eu estava errada,afinal nota baixa sinal de zero estudo.Sabe eu queria muito agradar a Deus,mas eu tinha que dar um jeito na minha consciência que estava pesada,e também que vergonha  seria dizer que havia repetido de ano.Mas ainda não tinha,parecia impossível.Mas tinha duas coisas que eu deveria fazer.Primeiro pedi perdão a Deus pelo meu desleixo e segundo passei a fazer o que eu deveria ter feito desde o inicio.Estudarrrrrrr!!!!
Mas sabia que juntando tudo seria
impossível.Mas fui honesta com Jesus,chorei diante dele.E reconheci que eu tinha vacilado.E ao invés de só pensar em ir na igreja .Eu pensava que não podia envergonhar Jesus.E foi assim que um milagre aconteceu.Fiz a prova.Mas antes de fazer me lembrei que lá no meu intimo eu tinha me colocado naquela situação,e agora só Ele podia me tirar.Fiz minha prova e me preparei para o que viria.Sabe fui honesta com Jesus,e se eu tinha prometido que não iria mais vacilar,tava prometido.Custasse o que custasse eu ia cumprir.Tirei Dez em química.Aquele ano passei,e isso me fez ter um profundo respeito.Que não devemos vacilar.Estude,faça o que você nunca fez,pare de conversar na aula e de voar,mostrar cara de desprezo nas aulas.Voce é um TFTEEN .Esta na hora de você conhecer milagres.Mas como todo milagre ,você tem que fazer a sua parte e deixa Deus fazer a Dele.


irene andrade












Você é uma jovem Bela ou Fera?


Se você tem acompanhado o grupo sabe que existem varias maneiras de ser bela.Não só um lindo gloss,uma maquiagem perfeita,uma bota ou aquela saia  ou calça que você viu.

Mas quantos vezes mesmo se sentindo bonita ,já dissemos algo que fez com que ficássemos parecendo uma bruxa.

Você se olha no espelho e vê uma princesa.Mas quando você é grosseira,mal educada,só pensa naquilo que as pessoas são obrigadas a te dar.Ou o namorado que você quer ter.Quem te olha vê uma bruxinha com vassoura e tudo,daquelas de filme.

Você deve parar para pensar que atitudes te fazem bela ou fera.

Aquela adolescente de cabelo bagunçado,mascando chiclete de boca aberta,com cara de aborrecida.Não combina com a palavra “Alegrai-vos,outra vez digo Alegrai-vos”

Quando era adolescente era muito legal com minhas colegas na escola.Mas em casa com minha mãe ,eu ficava brava com tudo.E não conseguia esconder de ninguém  que eu detestava as coisas que tinham que fazer.

Procure ser simpática reparando nas pessoas que te cercam.De repente elas só precisam que você seja melhor com elas.

Um bom dia dito com um sorriso,parar para ouvir mesmo quando você esta irritada,um obrigada quando alguém te alcança algo.

Procure ajudar  em que coisas que você pode.Mas principalmente convide o Sr Jesus para fazer parte de você e te ajudar a fazer isso.

De manha  ore peça ajuda ao Senhor Jesus para isso ,você vai ver que as pessoas vão amar a sua companhia e não estou falando dos colegas de escola.


Irene Andrade







Conheci uma adolescente que era muito simpática, sorridente e atenciosa dentro da igreja.
Observei que ela ia aos encontros do TFTEEN.
Mas um dia a mãe dela ,estava com ar de preocupada e perguntei se estava tudo bem? Ela me disse que a filha dela estava muito rebelde , explosiva e não ajudava em nada em casa  .
Mas fiquei  admirada pois se tratava da mesma jovem que eu tinha visto a pouco tempo tão simpática e sorridente.
Ela tinha problemas espirituais e de rebeldia e também mentia muito ,mas muito mesmo.Não falava para  a mãe nem um por cento do que ela realmente fazia na escola ou com os amigos.E no face ou no Msn ela era conhecida ,mas não como uma TFTEEN.
A mãe dela pensava que ela era uma coisa, mas ela outra completamente diferente.
Conversamos um dia, e eu perguntei para ela .Como estavam as coisas e ela disse estão ótimas eu quero muito agradar a Deus.
Eu estava diante de uma jovem que achava que podia enganar a todos a sua volta e que estava a frente de tudo até das coisas espirituais.
A coisa mais importante para um adolescente é ser como Davi, que na sua juventude era diferente de todos, apascentava as ovelhas de seu pai com coragem e valentia. Matou o Urso e o leão e também ao gigante Golias. Porque ele temia a Deus.
Você tem outros tipos de coisas para vencer hoje em dia, vencer a rebeldia e também as coisas que vão contra a sua fé.
E é de extrema coragem querer fazer a diferença.É para isso que temos os encontros do TF para fazer a diferença.Deus abençoe a todos.

Irene Andrade





A Vitrine




Sabe aquela vitrine da loja preferida de cada adolescente?Aquelaaaa !!!!!! Que tem a calça que é a mais bacana do mundo. Aquelaaaa !!!!!!Que tem o Tênis que é “Perfeito”.
Aquela que faz seus olhos brilharem. Você consegue imaginar o olhar dos amigos, quando você chegar à escola com aquele Tênis. Você se imagina usando aquela calça e o quanto você vai ficar perfeita nela. Mas quando você pede para a sua mãe para que ela compre aquele par de  Tênis perfeito ela vê as coisas como realmente são. O preço que é bastante alto para uma família de cinco pessoas. Então você fica frustrado. Como assim não pode? É só ir ali e comprar. Pois é, assim também é a vitrine do Mundo. Você se imagina livre nele. Que os amigos não vão te atrapalhar em nada, que eles vão deixar sua vida perfeita. Mas quando você vem aos encontros teen você ouve a palavra de Deus que alerta do risco das amizades que não são da mesma fé.Muitos adolescentes se entristecem porque imaginam que como todos La fora .Tudo pode ser perfeito.Após meu batismo aos 15 anos de idade,me afastei dessas amizades,mas ainda ficaram duas amigas que nadaram na correnteza da mudança.E continuaram tentando ficar próximas de mim.Elas se esforçavam por compreender minha mudança de linguagem,de gosto. Mas chegou um momento que o meu desejo de ganhar almas espantou essas amigas.Já não dava mais para andarmos juntas.Naquela vitrine já não tinha mais nada que eu imaginasse perfeito.Agora perfeito era depender de Jesus.

Irene Andrade













Tenho contado minhas experiências de adolescente,pois foi a época que conheci o cenáculo do Espírito Santo.Foi a época que junto com a descoberta da fé,também descobri que ser adolescente não é nada fácil.Antes era porque eu deveria obedecer a minha mãe porque ela era a minha mãe.Agora era porque estava escrito na Bíblia “Honra a teu pai e a tua mãe.”Imagina A minha luta ! pois quando ela me chamava atenção, Por uma coisa que não tinha ficado ao gosto dela. Eu não retrucava, não respondia, não esperneava, não batia a porta. Dizia sim senhora. Quantas vezes fui para igreja segurando as lágrimas, pois para ir ao cenáculo eu tinha que correr para organizar as minhas tarefas que não eram só da escola,mas arrumar minha cama,meu lado do guarda roupa,lavar minhas roupas e ajudar na louça e outros detalhes.Mas sempre lembrava da palavra que ouvia e obedecia.Mesmo quando não dava vontade de obedecer.
O adolescente obedece em muitas coisas, mas na maioria não sabe para que serve aquilo,agora eu encontrava na Bíblia que era para obedecer.O meu novo melhor amigo,Senhor Jesus,que me deu alegria agora estava  me dizendo que “Honrar pai e mãe “ era o que Ele queria como um agrado da minha parte.Sabe,foram dias que para obedecer eu me desagradei,me obriguei e obedeci.Sabe o que aconteceu?
“Eu comecei a ser abençoada, com a segunda parte do versículo que diz “ para que te vá bem todas as coisas e sejas de  longa vida sobre a Terra.”Efésios 6:3
Você adolescente pergunta, mas e daí o que eu ganho com isso?Eu respondo e daí que hoje eu tenho 44 anos e o meu amigo nunca me deixou e sempre me fez ir bem até nos momentos difíceis.Na escola,no trabalho,quando eu precisava de um tênis ou outra coisa.Não importava o que fosse Ele fazia tudo ir bem. Isso desde os meus 14 anos até agora. Tao somente era primeiro obedecer.

Irene Andrade











Com quinze anos a gente não se preocupa com despesas financeiras, com responsabilidades de adultos. Mas nos preocupamos se não estamos pagando mico na frente dos colegas de escola, usar uma roupa que não faça a gente passar vergonha é uma questão de honra.
Assim o adolescente que vem na Iurd,fica preocupado porque na escola como vão ficar as coisas agora que ele assumiu a fé.
Na hora do recreio aonde ele vai ficar?Ou melhor, com quem ?Já que a turma estava acostumada com o antigo eu.
O adolescente fica cheio de dúvidas, o que vou ouvir agora no meu Ipod,MP3 etc...
Tudo era novo para mim a fé e também ter que escolher o que fazer, pois, antes eu ia na onda de todos .Mas eu tinha conhecido um amigo maravilhoso,ele tinha me ajudado e acabado com meus problemas espirituais .Agora eu queria apresentá-lo as outras pessoas.E como os adolescentes daquela época ignoravam o meu amigo.Eu não podia deixá-lo ,só pelo medo de passar vergonha.Não o deixei,foram muitos recreios sozinha.Mas era uns 15 minutos de recreio  eu e meu salgadinho e o meu amigo Sr Jesus.Mas a amizade dele para mim é eterna,e Ele nunca me deixou sozinha.

Irene Andrade





Será que existe um adolescente Estressado dentro de você?Quem disse que depois que assumimos a fé as coisas ficam fáceis,bom pelos para mim não foi.Porque para todo o lado que eu olhasse tinha adolescentes curtindo a vida como bem  queriam e em casa eram cheios de estresse.Brigando com os pais ,falando alto e agora agredindo aos colegas e professores.
Agora o mais difícil era aprender.É isso mesmo aprender.Lá fora os os adolescentes copiam uns aos outros.Mas para o adolescente do TFTEEN que procuram no meio dessa multidão olhar somente para a palavra de Deus.Agora   estava na fé e achava que era só ir para a Igreja,e que tudo era alegria e participar dos encontros de adolescentes.Mas eu não tinha aprendido a cozinhar ,a comer direito,a me virar sozinha.Fazer as coisas do jeito que minha mãe  não reclamasse.Sabe o que eu fazia quando eu não tinha vontade de aprender todas essas coisas?Eu ia lá aprendia assim mesmo. Sabe o que aconteceu?
Quando procurei fazer tudo direito, tirar os vermelhos das notas, não faltar mais as aulas. Fazer tudo sem estresse.
O senhor Jesus não me deixou nada faltar. Agora que você encontrou o TFTEEN, e esta muito feliz com isso. Você vai ter novas experiências, e vai aprender novas coisas e descobrir que Jesus te ajudará em todas elas.Mas nada de ter um pouquinho que seja de estresse em você.Depende de voçê.
“ O que com lagrimas semeia com jubilo voltara colhendo os seus feixes” 

Irene Andrade







0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...