Nem a circunstância apaga a virtude.

sábado, 7 de fevereiro de 2015





Tenho lido muito o livro de Ester e é maravilhoso o aprendizado que tiramos dele.
Ester foi levada junto com outras  moças ao palácio do Rei Xerxes e dali por diante as coisas nunca mais seriam as mesmas para ela.As coisas não seriam as mesmas,mas ela permaneceu a mesma de quando foi a criada por seu primo.Pois permaneceu fiel a sua fé e a tudo que aprendera,mesmo não revelando a que povo pertencia.O que mais se destacou nela foram virtudes.
“Mardoqueu tinha uma prima chamada Hadassa, que havia sido criada por ele, por não ter pai nem mãe. Essa moça, também conhecida como Ester, era atraente e muito bonita, e Mardoqueu a havia tomado como filha quando o pai e a mãe dela morreram.
Quando a ordem e o decreto do rei foram proclamados, muitas moças foram trazi­das à cidadela de Susã e colocadas sob os cuida­dos de Hegai. Ester também foi trazida ao palácio do rei e confiada a Hegai, encarregado do harém.”

Sua vida até ali não se igualava a de uma rainha mas com certeza foi criada com amor e respeito por seu primo ,com muito mais valor do que se fosse no palácio.
A chegada dela ao palácio não foi planejada por ela e nem sei se ela foi preparada para o que viria a seguir.Mas isso não ofuscou o seu jeito diferente de ser.
Um jeito encantador de ser , que chamou atenção dos Eunucos por se tratar de uma moça de  atitudes diferentes e não que não fosse bela,mas atitudes diferentes das mulheres que eles estavam acostumados a ver.
Ela recebeu seus enfeites e foi passada ao melhor lugar da casa.
 “A moça o agradou e ele a favoreceu. Ele logo lhe providenciou tratamento de beleza e comida especial. Designou-lhe sete moças escolhidas do palácio do rei e transferiu-a, junto com suas jovens, para o melhor lugar do harém.
Eu creio que em lugar cheio de belas jovens e muitas espectativas,devia haver um misto de sentimentos entre aquelas moças.
Competição, iinveja,medo,tristeza,ambição,não sabemos ao certo. Mas havia uma diferença  de Ester em relação as outras,isso é relatado na própria Biblia
É nessa hora que  diferenças vem a tona.
Desejo de ser rainha queimando dentro de uma jovem,estar de olho na ascensão social,uma vida melhor,qualquer delas que tivesse o jeito intrigueiro de ser.Com certeza todos observavam atentamente para ver como terminaria tudo aquilo.

Quantas personalidades reunidas ali,para conviverem em um mesmo lugar.
Sob o ponto de vista próprio ,era apenas o jeito de ser de cada uma,mas para os Eunucos e demais pessoas era a torcida que a próxima Rainha fosse alguem melhor.
Eu creio que a torcida por Ester era grande.Porquê Hegai se apressou em ajuda_lá .Se ele não tivesse se agradado dela não ajudaria.
Talvez se fosse hoje, o valor em questão seriam as medidas e beleza exterior . mas o rei já tinha sido decepcionado por alguem que era só beleza exterior e no momento que ele mais  precisou de respeito,parceria,o bom senso de uma rainha , ele ficou envergonhado em público.
Quantas mulheres estão perdendo a vida em busca de um tão sonhado padrão de beleza.Lutam e investem tudo que tem nisso,porque imaginam que serão mais felizes,serão admiradas e respeitadas ,serão famosas e bem sucedidas ou simplesmente se curarão de muitas de suas decepções.
Ninguém vai valorizar mais a mulher do que ela mesma,quando ela não depender mais desses fatores para ser realizada.
Ela pode ser como as moças da época de Ester, todas eram belas.Mas mesmo naquela época só uma era Ester.E Hoje quantas Ester existem ?

“Quando chegou a vez de Ester, filha de Abiail, tio de Mardoqueu, que a tinha adotado como filha, ela não pediu nada além daquilo que Hegai, oficial responsável pelo harém, sugeriu. Ester causava boa impressão a todos os que a viam. 



IRENE ANDRADE

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...