História de Rute

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015




Me lembrei do personagem Bíblico de Rute e de como as coisas na vida dela mudaram num sobressalto,era casada mas veio a viuvez. A casa de Noemi era repleta de pessoas e agora estava viúva e sem filhos.
Rute tinha sua própria dor naquele momento por isso se ficasse desolada as pessoas entenderiam pois não tinha a segurança em  mais ninguém nem tampouco no seu marido amado,mas pensou em Noemi sua sogra e que não podia deixa-la só.
Que motivos interesseiros ela teria para ficar com Noemi.A sua sogra também estava viúva não tinha mais nenhum filho,nem posses e nem nada,só dor e tristeza.
Mas aquela mulher deixou sua pátria,os deuses a quem servia antes e toda a historia de sua vida ali.
O que acontece a seguir é o enredo de uma história muito bela,pois em meio a dor ela não decidiu ficar vagando de tristeza em tristeza.
Ela estava viúva,mas ainda tinha a sua sogra.Ela queria recomeçar junto a ela e Rute decidiu que o Deus de Noemi seria também o seu.
Aquelas duas viúvas partiram dali e se foram em busca de algo que só tinha na mente delas,a busca por uma nova chance.
Rute se mostrou interessada em ajudar,pois arrumou trabalho aonde estava sendo feito a colheita, junto com outras moças .
Ela era esforçada pois todos viam que ela trabalhava e só parava para tomar um pouco de água não ficava enrolando e passando o tempo.Não havia quem as sustentasse  e ao final  do dia sua sogra aguardava seu retorno.
Mas o que mais me chama a atenção nela e nessa história , é que ela sabia ouvir os conselhos que Noemi tinha a dar.Ela os ouvia e considerava e melhor ainda os colocava em prática. Por isso ela casou com Boaz que era filho de Raabe,a mesma que livrou os espias.
Por isso ela foi a mãe de Obede que foi pai de Jessé,pai de Davi.
Me chama muito a atenção a força, a perseverança perante os desafios da vida.Ela foi desafiada em algo intenso e marcante,e as vezes somos desafiadas a novas tarefas e não podemos com a nossa própria falta de ânimo.
Somos desafiadas a fazer uma unica coisa diferente em nossas vidas,nem é mudar de cidade e nem tão pouco seguir sozinha por um caminho desconhecido.Mas algo que pode ser feito em casa,no intervalo do almoço,em um dia de sábado,uma unica vez na semana ou até mesmo dia a dia.
Me dá temor porque se a atitude dela não tivesse recebido aprovação de Deus,ela não estaria na linhagem de Davi e nem tampouco na Genealogia do Senhor Jesus.
Vou considerar muito isso daqui por diante quando for fazer qualquer tarefa que me venha por fazer.Porque somos desafiadas pelas lutas,guerras e situações adversas.Será que a Rute deste livro da Biblia deixaria passar uma chance por menor que seja ,de tomar um rumo direito para seu caminho,de cuidar melhor de sua família,ou até mesmo de se ver livre de algo que a escravize?
Que bom que podemos aprender com a força da fé desta mulher chamada Rute.
IRENE ANDRADE

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...