O enxoval

quarta-feira, 18 de junho de 2014














 Desde os tempos antigos fazer enxoval era um costume para as moças .E elas começavam desde meninas a aprender a bordar e preparar o que mais tarde com o advento do casamento seria um enxoval completo e elas levariam para o novo lar.Havia uma parte da casa que era para que ficassem aprendendo todas essas coisas.

 Era obrigação da família ter o enxoval como parte do pagamento do dote ao noivo. Se a noiva fosse de condição humilde e a família aceitasse a falta de condição da noiva(não ter o dote)Amigos e parentes ajudavam a preparar o enxoval.

O enxoval com muitas peças era sinal de Status financeiro.Dúzias de cada peça,quanto mais nobres as peças e os bordados as rendas,melhor era a condição da noiva. (texto extraído de artigos na internet)

E hoje como fica a idéia de preparar o enxoval????

Para a moça  que é Cristã  não deveria ser um absurdo a idéia de fazer um enxoval,já que no mundo cristão namoramos com a intenção de casar.

E qual enxoval se deveria ter?

Além dos itens de casa? Os mais importantes seriam as atitudes que cada uma pode tomar

Pela vida espiritual.

Para mim não existiria felicidade no meu casamento se eu não tivesse tido como enxoval em primeiro, buscar por mim.

Primeiro busquei uma melhor qualidade na minha fé, já que sem isso,sem a direção de Deus não poderia reconhecer a pessoa certa para mim,nem se ele estivesse do meu lado.E no meu caso estava rsrrsr.Bem ao meu lado.

Sem Ele não tomaria as atitudes certas, porque a nossa vida depende das nossas escolhas,e as vezes amargamos escolhas erradas. Mas não é assim quando o Próprio Deus nos guia a toda a verdade.

Sem Ele não  existiria um relacionamento duradouro como o que tenho,pois a haste que segura a cruz é aquela que representa a nossa comunhão com Deus.

Então  a primeira atitude para ser feliz é deixar o Espírito Santo Ser o primeiro.






IRENE ANDRADE

2 comentários:

Aline de Paula disse...

Muitas mulheres e tanto homens casam com a intenção de serem felizes, sendo que é exatamente ao contrario, o casamento é feito para você fazer o outro feliz, e como fazer alguém feliz se a pessoa não é feliz, e a nossa felicidade só vem com o Espirito Santo!

irene Andrade disse...

Obrigada pelo comentário.Deus abençoe.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...