Minha Viagem a Bahia.

sexta-feira, 12 de julho de 2013









No ano de 1974    viajei para a Bahia com meus pais. Era mês de maio e fomos a São João do Paraíso e na época meus tios e tias também foram. Meu pai havia pegado umas férias e iriamos visitar a família .Meu pai me disse que passamos por Canavieiras e logo depois  Mascote.
Era a fazenda da tia do meu pai  ,e a família  aproveitou para se reunir . Lembro que foi uma viagem longa de um dia inteiro e uma noite até chegarmos e meu pai  e minha mãe com duas crianças ,minha irmã de quase dois anos e eu de 7.
Logo na chegada fiz como toda criança faz. A criança  fica encantada com tudo a volta e não vê para aonde os pais vão. Assim foi comigo e  como boas vindas um porco saiu correndo atrás de mim. Corri como quem corre para salvar a vida rsrsrrsrs.Imagina a cena!rsrrsrrs.
Era o inicio de uma aventura para mim ,na minha cabeça de criança era tudo novidade. Nascida na cidade grande ,acostumada com a luz elétrica e  banheiro dentro de casa ,ali estava eu na fazenda. Pelas minhas perguntas dava para saber que eu não estava acostumada com o estilo de vida deles. Cadê o banheiro?Cadê isso ,cadê aquilo.Preciso usar o banheiro aonde fica?Aí a maravilhosa surpresa,não fica!Era no matinho ou no penico se fosse tarde da noite.
 Como assim ? Pensei eu!eeu nãooooo  quero ir no matinho!
Passado o susto do ataque do porco  e claro agora com muito respeito pela natureza e animais rsrsrrs,eu sabia  que  as férias seriam de quase dois meses,então eu teria muito tempo para me habituar com o novo estilo de vida.Ou não rsrrsrsr.
Mas quando anoiteceu e se  ascenderam os lampiões, me perguntei aonde está a luz elétrica? Se fosse hoje a minha filha ia ficar  louca sem luz eletrica,imagina nossos filhos sem sinal de celular ou computador rsrsrrs.
O banho também era uma aventura, era no rio. Quando  todas as mulheres iam tomar banho nenhum homem descia ao rio.
 Mas eu que  sempre fui muito medrosa, até com aranhas pequenininhas ,estava em pânico lá na fazenda .E num desses banhos ,uma cobra d’agua passou no meu pé, me lembro que era meio amarelada.
Fiquei imóvel e quase morri de susto. Susto não descreve o pânico de ver uma cobra passando no pé. Acho que é por isso que não gosto muito de passeios em  lugares que tem muito mato.Trauma rsrrsrsrs.
Para irmos a fazenda vizinha atravessávamos o rio de canoa. Que medo!
Me lembrei da musiquinha “Se essa canoa não virar ole ole ola,eu chego la.”
Tinha festa do outro lado, forró, canjica, e outras comidas. Lembro-me que me sai muito bem dançando forró, meu pai disse que até  arranquei suspiros rsrrsrs.
 Até lembrei  mesmo de um menino que gostou de mim e me tirou para dançar. Tempos depois me mandou uma foto. Menina da cidade dançando forró. E modéstia parte eu dançava bem.
Mas amanha eu continuo com a aventura da fazenda, se vocês tiverem paciência rrsrsrrsr eu conto o resto da historia e olha que ainda tem a historia do cavalo, das vacas e outras coisas. Até amanha.
Claro fiquem a vontade para comentar,seus comentários me deixam muito contente por saber que sempre que podem visitam o meu  blog.


Fotos extraídas do latino América 24 dia 12 de julho de 2013
esta foto é do Rio Pardo em Mascote Bahia.

foto também extraído Latino América 24.
Não tenho fotos da época da viagem por se tratar de 37 anos atrás,por isso
usei estas para tentar ilustrar as minhas memórias.Mas coloquei os créditos
daonde as fotos foram extraídas.



Ai eu tinha uns 5 anos.Essa é do tunel do tempo.
IRENE ANDRADE

5 comentários:

Unknown disse...

Histórias da infância dão muito pano pra manga... esperando a continuação dessa aventura. Bjos

Unknown disse...

Que graça a foto! Amei o conto da infância.

Irene andrade disse...

Jerlane que saudades de você,e obrigada por visitar o blog.

Nataly Rosa disse...

Olá, Tia Irene!
Seu Paizinho ta dizendo que a história arrasou eé foi uma aventura muito grande, eles ficaram aqui rindo do porco e falando do rapaz que se encantou com a moça da cidade grande que dança forró, é o Edinho ele disse! Rs' :D

Beijinhos

Irene andrade disse...

Eu estava em duvida sobre o nome dele.Mas que bom que voces gostaram ,não percam a segunda parte.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...