Continuação Minha Viagem a Bahia

sábado, 13 de julho de 2013







De volta ao ano de 74 e a minha aventura. Lembra que a família que morava em São Paulo estava toda reunida na Bahia? Pois é os dias para mim eram de pura aventura. Pois lá o povo levanta bem cedo e o café da manha não é o tradicional pão, leite e café. Tem mandioca cozida, também chamado aipim, ovos e bolo de puba. Coisas que realmente sustentam quem trabalha na roça. Que maravilha! Imagina tudo quentinho bem cedo.
Nos dormíamos no colchão no chão e as vezes acordávamos com as galinhas passeando ali aonde a gente estava dormindo rsrrsrsrsrs. Mas a vida não era só comer, apesar de ser coisa boa e sim descobrir novas coisas pelo menos para mim. Colocaram-me em cima de um cavalo e eu me apavorei, parecia que ele sairia correndo comigo em cima e saiu rsrsrsr.
Conheci a farinheira (oficina de fazer farinha de mandioca)e também plantação de cacau ,e até pude experimentar essa fruta.
Quando não estávamos no rio, estávamos andando em algum lugar. Dificilmente estávamos parados. E isso é muito divertido para uma criança. A festa com forró também era animada, o lampião aceso ,a vitrolinha a pilha tocando o disco de vinil. É isso que se chama de arrasta pé.
Em um dos nossos  passeios meu pai nos levou a uma outra casa da redondeza e na hora  de ir embora o dono da casa disse que deveríamos ficar e dormir ali.
Mas meu pai achou que daria tempo, e nos colocamos a caminho da fazenda. A caminhada era longa e   logo escureceu e começou a chover. Imagina ele com minha irmã de dois anos no colo, ajudando minha mãe e a mim. Como estava chovendo, e estávamos a pé no escuro, entramos em um lamaçal. Havias vacas pelo caminho e parecia filme de terror. A gente tropeçando e tendo que ir em frente e meu pai muito valente conduzindo a gente. Até que no caminho encontramos um homem em um cavalo. O povo naquela época tinha muito medo de assombração. E ele já levantou o facão para se defender. Antes que ele acertasse meu pai ele gritou: -Eiiiiiiii!!!!!
Ai os assombrados fomos nós. Porquê quase meu pai morreu decapitado.Com muito custo chegamos na fazenda.
E se vocês continuarem a ter paciência  amanha eu conto o que aconteceu quando tiveram que buscar uma parteira. Ter filho no hospital? Nada disso, foi a parteira que ajudou.
Mas amanha eu conto. E claro mais uma vez obrigado por visitar o blog.



feita da massa extraída da mandioca fermentada.

Ai se seca a farinha da mandioca

o forró a moda antiga,é desse ai que eu lembro.Apesar de  não
ser velha rsrsrrsrsrs

O cacau no pé



IRENE ANDRADE

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...