Você ouve atentamente?

sexta-feira, 14 de junho de 2013


Minha mãe me ensinou sobre ser atenta ao que ela falava. Se nós não ouvíssemos o que ela estava falando com certeza seriamos repreendidos, olha lá senão levássemos uma surra dependendo da seriedade do que ela estava falando. Primeiro ela falava em tom de orientação e depois passava a ser praticamente uma ordenança. Pois para uma mãe não existe uma coisa que aborrece mais do que quando ela não é ouvida pelos filhos.

Nisso aprendemos a dar ouvidos as coisas que ela estava falando. Na época eu obedecia porque tinha que obedecer, mas depois quando abracei a fé, vi que era bíblico dar ouvidos aos ensinamentos e respeitar as experiências dos que eram mais vividos do que eu.
E hoje? Hoje vejo que isso parece algo em extinção .Não importa se temos experiência ou não para passar.Vou ser mais clara.
De repente eu ou você podemos cumprir ordens muito bem,quase como um soldado.
De forma competente e rápida.
Fulano! Guarde estas vassouras! Você vai e guarda. E pronto! Missão dada, missão cumprida. Você simplesmente cumpriu uma ordem, mas se depois daquilo você vê vassouras(só um exemplo rsrrsrs) e não liga de guarda-las então você não deu ouvidos ao ensinamento que o melhor é manter tudo guardado e organizado. Não entendeu como é para agir dali por diante. Você apenas é um cumpridor de ordens.
É disso que estou falando, que nem sempre as coisas são faladas em tom de ordenança e sim em tom de aconselhamento, e quem tem ouvidos ou é atento para ouvir, aproveita a dica e muda. Aproveita a dica e para de fazer o que está fazendo de errado. Ou evita um mal maior.
Abigail evitou um mal porque ouviu com atenção aquilo que o servo de seu esposo estava falando, ela poderia ter escutado e optado por fazer outra coisa. Mas ela evitou um grande mal.
É assim que muitos são mandados embora do trabalho, ou perdem chances que são únicas. Pois só atendem a ordens, mas as orientações não. O patrão já deu a dica: “o fulaninho! quem sabe você sai mais cedo de casa e evita atrasos.”
Era para o funcionário  entender que o patrão já observou que ele  se atrasa muito.
E o empregado, dá risada e diz: “ tá bom”. Mas que nada! Continua com sua rotina de sair atrasado até ser substituído por um que seja mais esperto e que entenda e que entenda que para quem sabe ler um pingo  é letra.. Que a dica que foi dada já é o anuncio que as coisas não estão do jeito certo.
Quem sabe se eu ou você se ouvíssemos com mais atenção às orientações ou dicas não quebraríamos tanto a cara?Ou perderíamos tanto as oportunidades dadas.
Ouvi-me, ó Judá, e vós, moradores de Jerusalém: Crede no SENHOR vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas, e prosperareis;


 IRENE ANDRADE

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...