Pais que são exemplos

quinta-feira, 22 de outubro de 2015








Eu sou de uma época que a gente podia brincar na rua em frente de casa, sem medo de bala perdida e sem medo ,por que a vizinhança que apesar de ser na zona sul de São Paulo ,  era bem  calma . Claro , isso a  40 anos atrás havia lugares bem tranquilos.
Eu podia brincar à vontade de esconde-esconde, de queimada ,de qualquer brincadeira infantil. Não tínhamos eletrônicos,nem  eu e nem  minha irmã tínhamos esse tipo de brinquedo, então tínhamos que ser criativas na hora de brincar e honestamente aprendíamos a interagir com outras crianças.
Aprendíamos a esperar a nossa vez na brincadeira, e também a ser mais participativa em algo que a gente não era boa e isso não trazia trauma. Se jogasse mal eu sabia que tinha que me esforçar mais da próxima vez, superar minha falta de habilidade para poder fazer parte do time.
Claro, às vezes tinha aquela coisa de ficar brava e querer sair da brincadeira. Mas ai tinha que voltar atrás porque se eu ficasse lá no canto emburrada, a brincadeira seguiria sem mim.
Mas me lembro de que nossa vida era moldada pelos exemplos que tínhamos em casa. Já que meus pais exigiam que a gente se levantasse cedo, mas eles próprios eram os primeiros a praticar.
Eles exigiam que cada filho ajudasse nas tarefas de casa, mas eles pai  e mãe trabalhavam como se fossem um só. Um ajudando o outro sem medidas de esforços.
Meu pai sempre foi  exemplo de honestidade, pontualidade e até hoje é respeitado na vizinhança.
Então nós  seguíamos os seus exemplos. Meu pai e minha mãe nunca falaram palavrão e não enganavam as pessoas quando assunto era pagar. Então cada filho foi ensinado assim.
Hoje em dia assim como as crianças não podem mais brincar na rua a vontade como antes,  pelo  medo  do que lhes possa acontecer.
Hoje também o numero de bons exemplos dados pelos pais também diminuiu. Hoje existem pais  que  tem uma second life ( jogos virtuais) em que a pessoa vive uma vida virtual ,redes sociais para passar todo o tempo que puder .
São reféns das modernidades de maneira que estão deixando de ser o exemplo bom que deveriam ser a seus filhos.
Existem ainda muitos pais exemplares, mas existem muitas pessoas que cresceram sem o exemplo de quem devia educa-los.
Mas eu conheci um Pai que sua santidade dura através dos séculos, sua palavra perfeita se cumpre até o dia de hoje.E gostaria que todos pudessem conhecer também ,pois mesmo a pessoa que não pode nem sequer ouvir falar a palavra "pai" vai poder conhecer e saber que o significado dessa palavra ainda é maravilhoso.
E está pronto a abraçar a pessoa que estiver disposta a dar ouvido as suas palavras.

O homem justo leva uma vida íntegra;
como são felizes os seus filhos!

Aquele que teme o Senhor
possui uma fortaleza segura,
refúgio para os seus filhos.

Vejam como é grande o amor que o Pai nos concedeu: sermos chamados filhos de Deus, o que de fato somos! Por isso o mundo não nos conhece, porque não o conheceu.






IRENE ANDRADE

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...