Sofrendo com a timidez.

sexta-feira, 30 de novembro de 2012


Timidez ou o Acanhamento pode ser definida como o desconforto e a inibição em situações de interação pessoal que interferem na realização dos objetivos pessoais e  profissionais de quem a sofre. Caracteriza-se pela obsessiva preocupação com as atitudes, reações e pensamentos dos outros. A timidez aflora geralmente, mas não exclusivamente, em situações de confronto com a autoridade, interação com algumas pessoas: contato com estranhos e ao falar diante de grupos - e até mesmo em ambiente familiar.
A timidez é um padrão de comportamento em que a pessoa não exprime (ou exprime pouco) seus pensamentos e sentimentos e não interage ativamente. Embora não comprometa de forma significativa a realização pessoal, constitui-se em fator de empobrecimento da qualidade de vida. (fonte Wikipédia)

De acordo com essa definição  a timidez me acompanhou por muito tempo.A minha timidez era algoque me  incomodava,mesmo eu não me colocando em situações de exposição.Era refém dela o tempo todo.
Se eu ia a uma festa ficava no canto e se dançasse era em meio as outras meninas que iam comigo,mas não tinha coragem de fazer algo por mim mesma.
Mas  nas horas em que eu mais necessitava ser menos tímida,ai eu via seu  poder devastador.Falar em publico jamais.Ser a primeira em um brinquedo no parque também não.Me sentava e não  me levantava até que todos se levantassem,mesmo que precisasse ir ao banheiro,ficava envergonhada de me levantar.
Na sala de aula eu não conseguia apresentar um trabalho sem que parecesse que ia derreter.
o coração disparava,me dava um branco,a voz não saia,eu ficava vermelha.Me aproximar de alguém jovem para conversar nem pensar.Eu ficava imaginando que não era boa o bastante para conversar com pessoas da minha idade,que não era bonita o bastante.
As poucas pessoas com quem eu conversava eram meninas e bem poucas ,meninos nem pensar.Eles eram cruéis(eu pensava) riam de qualquer coisa que a gente fizesse.E eu não estava  disposta a passar por isso.
Fiquei  um pouco mais velha,mas ainda tinha muito medo de expor ideias,pensamentos,fazer comentários tecer minhas opiniões.
Isso era prejudicial para mim.Para agradar ficava quieta,pois tinha muita vergonha de opinar.
E quando eu tive o primeiro momento em que não deixei minha timidez me dominar,foi quando abracei minha fé. Naquela hora eu não podia recusar  aquele chamado de fé,ninguém podia me acompanhar.Tomei minha decisão sozinha e fiz o que nunca faria .Venci a minha timidez.E deixei que todos vissem o quanto eu queria a fé e uma experiencia com Deus.
Se você se vê na pele de uma pessoa extremamente tímida comece por não deixar a timidez impedir você de ter uma vida de fé.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...